Rui Godinho


“Foram muitos os momentos que poderia destacar ao longo dos anos como forcado activo no Grupo de Vila Franca. Considerando que o sucesso do grupo depende não só, da disposição individual de cada elemento bem como das suas vivências enquanto grupo, vou destacar três corridas (2011/2016/2020).

Foram três corridas de seis toiros para o Grupo, três corridas de máxima responsabilidade e superação.

𝟎𝟒 𝐝𝐞 𝐎𝐮𝐭𝐮𝐛𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝟐𝟎𝟏𝟏

A primeira sem dúvida a mais marcante, 𝐓𝐞𝐫ç𝐚-𝐟𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐍𝐨𝐭𝐮𝐫𝐧𝐚 em vila franca, confronto das ganadarias 𝐏𝐚𝐥𝐡𝐚 𝐞 𝐌𝐢𝐮𝐫𝐚, praça esgotada e a minha estreia naquela que é a corrida mais importante do grupo. Como se estes motivos não fossem mais que suficientes, ainda assistimos a seis grandes pegas e uma lição de superação do Cabo Ricardo Castelo. Nesta noite não sei se era o forcado mais novo fardado, mas fui certamente o forcado mais novo a pegar de caras.

𝟏𝟔 𝐝𝐞 𝐉𝐮𝐧𝐡𝐨 𝐝𝐞 𝟐𝟎𝟏𝟔

A segunda corrida que quero destacar foi a 𝐄𝐧𝐜𝐞𝐫𝐫𝐨𝐧𝐚 𝐝𝐞 𝐒𝐞𝐢𝐬 𝐓𝐨𝐢𝐫𝐨𝐬 𝐝𝐚 𝐆𝐚𝐧𝐚𝐝𝐚𝐫𝐢𝐚 𝐂𝐚𝐧𝐚𝐬 𝐕𝐢𝐠𝐨𝐮𝐫𝐨𝐱 𝐧𝐨 𝐂𝐚𝐦𝐩𝐨 𝐏𝐞𝐪𝐮𝐞𝐧𝐨. Era um desafio com o qual o grupo à muito sonhava, tínhamos sido triunfadores durante algumas épocas e faltava este compromisso com a primeira praça do país. Esta corrida teve a particularidade de juntar gerações diferentes. Recordo-me que o Pedro Castelo e o Bruno Casquinha se tinham despedido no ano anterior, como tal não podiam fazer parte dessa noite tão desejada. Como no Grupo de Vila Franca ninguém é insubstituível pegaram dois jovens nesse dia, o Francisco Faria e o Vasco Pereira. O resulta foram 5 pegas á primeira, uma á segunda e um grande triunfo do Grupo de Vila Franca.

𝟎𝟔 𝐝𝐞 𝐎𝐮𝐭𝐮𝐛𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝟐𝟎𝟐𝟎

Por último tenho de fazer referência à 𝐓𝐞𝐫ç𝐚-𝐟𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐍𝐨𝐭𝐮𝐫𝐧𝐚 de 2020, outra corrida de seis toiros como é habitual. Foi a corrida em que peguei o último toiro como Forcado ativo do Grupo. Ao contrário de 2011 era o Forcado mais velho a pegar de caras. Foi uma corrida de grandes pegas aos toiros da ganadaria Palha, com destaque para a pega do Guilherme Dotti.

Foram três corridas especiais por tudo o que mencionei anteriormente, por representarem fases diferentes da minha vida de forcado e fases diferentes do Grupo como um todo.

Parabéns ao nosso Grupo por 90 anos de existência!”

Rui Godinho

Partilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp