Juvenis

A "cantera" - Forcados Juvenis
de Vila Franca de Xira

Forcados de Vila Franca, símbolos máximos de uma forma única de ser e estar na vida, muralhas de orgulho, valor e sentimento, ainda erguidas contra a voragem dos tempos modernos… Porta-estandartes de uma cidade e de valores de sinceridade, altruísmo e nobreza de espírito que se vão fazendo escassos no mundo dos nossos dias.

A figura do Forcado e em especial dos grandes forcados (que, felizmente, têm sido abundantes no agrupamento da nossa terra) representa um dos últimos redutos do marialvismo português: o amor pelo campo, pelo toiro e pelo cavalo, o prazer das simples coisas da vida, um passeio no Tejo ou na Lezíria, uma noite de fados e, sobretudo, o reconhecimento da enorme importância e valor que têm sentimentos como a amizade, a frontalidade e a honestidade.

Foi fazendo destes valores os seus principais pergaminhos e aliando-os, em todos os momentos, a uma valentia e galhardia na praça que sempre o colocou ao nível dos melhores, que o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira conseguiu atingir a bonita efeméride que se comemora neste ano de 2007: 75 Anos de História! E mais do que falar ou escrever, apetece-nos só sentir, ver um dos nossos forcados citar um toiro de praça a praça, fechar-se nele e, ajudado por todo o grupo, consumar mais uma das muitas extraordinárias pegas que se lhes viram ao longo de todos estes anos…

Contudo, há toda uma história por trás de tantas e tantas tardes de êxitos memoráveis, uma história feita de treinos, de conversas, de “aficcion” e de lições dadas dos mais velhos aos mais novos. Porque nenhum grupo se mantém durante tanto tempo e tão regularmente no topo, simplesmente chegando à praça e pegando toiros. E neste contexto adquire particular interesse o papel que o grupo de forcados juvenis tem vindo a desempenhar ao longo dos tempos, funcionando como “cantera” para o agrupamento maior, incutindo nos jovens aspirantes a forcados não só os aspectos técnicos da arte de pegar, como também os valores e sentimentos que devem ser respeitados e cultivados se queremos ser dignos de envergar a nossa jaqueta das ramagens.

O Grupo de Forcados Juvenis de Vila Franca de Xira não tem uma história tão larga como a do agrupamento amador. Foi só a partir da época de 1973, momento em que o Ex.mo Senhor. José Carlos de Matos assumiu o lugar de cabo, que surgiram os juvenis, reflexo da enorme quantidade de jovens que desejavam ser forcados e de uma maior conscienlização para a promoção e aumento de qualidade da figura do forcado amador. Com José Carlos de Matos, igualmente responsável por promover a realização de treinos para a preparação dos forcados, o grupo iniciou uma época de glória e de definitiva ascensão aos lugares de elite da forcadagem portuguesa, de onde, até aos nossos dias, nunca mais saiu. Para esse facto muito tem contribuído a existência do grupo juvenil, funcionando como espaço de preparação para o mundo do toiro e, ao mesmo tempo, um pouco como filtro, sendo que muitos jovens que tentaram a sua sorte nos forcados juvenis, por um ou outro motivo nunca chegaram aos amadores, fazendo com que, de forma geral, só os melhores atinjam esse patamar. E é importante repetir que ser forcado, para além da enorme exigência física e mental, acarreta também a responsabilidade de honrar toda uma série de ensinamentos e posturas, que deverão, antes de mais, começar por ser fortemente transmitidas a todos os jovens que, felizmente, ainda se vão acercando ao mundo dos forcados, fascinados por esse encontro, ao mesmo tempo tão belo e selvagem que é o encontro do homem com o toiro, sem capotes, sem ferros, sem cavalos… Assim, só… Olhos nos olhos, de peito aberto. E se ser forcado já é difícil, ser Forcado de Vila Franca ainda o é mais. Porque uma jaqueta com 75 Anos de História, significa muitos nomes, muitos grandes momentos, muitas emoções e muitos triunfos para honrar e respeitar! Ao Grupo de Forcados Juvenis de Vila Franca de Xira cabe a tarefa de orgulhosamente ensinar e transmitir estes valores a todos os jovens que um dia sonhem em envergar essa jaqueta e esta tem sido uma missão cumprida com assinalável êxito.

Terminando, resta apenas referir alguns dos mais importantes elementos responsáveis por levar a referida missão a bom porto, os cabos dos Juvenis de Vila Franca, desde a sua fundação: Ex.mos Senhores Fernando Morte, José Dotti, Luís “Mascarilhas”, Mário Rui e Pedro Dotti. Para eles, junto com todos os que, ao longo dos anos, têm dado, de alguma forma, o seu contributo para a evolução e consagração do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, vão os nossos sinceros agradecimentos e admiração.

Para os mais novos que façam ou venham um dia a fazer parte dos juvenis e mais tarde dos amadores, uma última mensagem: Lembrem-se sempre que a jaqueta que usam, esteve um dia nos ombros dos nossos amigos “Pitó” e Vilaverde, por isso honrem-na como se da vossa vida se tratasse, pois o “Pitó” chegou a dar a vida por ela…