Foi no passado dia 5 de Fevereiro que nos reunimos na tertúlia, num dia de sol onde a temperatura andava á volta dos 15º. Cerca das 13h começou a chegar a rapaziada.
Fizemo-nos então á estrada, para que ninguém chegasse tarde ao treino e dissesse que se perdeu por não saber onde era…
Chegámos então ao local do treino, Lau, que fica perto do Poceirão. Como grandes campinos, andámos a fechar o gado! Depois de ter havido pegas a campo às vacas que investiam e também de haver cavalos (carro do Tino) com toques na montada, lá se conseguiram fechar 5 vacas.
É o momento então do Ricardo Castelo dar a habitual palestra do primeiro treino de modo a dar a conhecer à malta que apareceu pela primeira vez o grupo de Vila Franca e parte do funcionamento do mesmo. No total, 37 elementos, incluindo a rapaziada nova.
Presenciaram o treino alguns forcados antigos e também alguns habituais acompanhantes do grupo.
O treino foi agradável e as vacas cumpriram. Talvez a primeira com um pouco mais de força e também mais áspera que as restantes, mas a malta nunca virou a cara, assim se aprendem os terrenos e os tempos para se concretizar uma pega.
Destaco também a 3 ª vaca que arrancava de largo, embora com pouca força, mas foi bonito ver a malta a desfrutar das nobres arrancadas da vaca e onde alguns que se aperceberam da qualidade do animal, logo pediram para pegar….artistas!
Já com o sol quase escondido e a fuga para o campo da 5ª vaca, chegou o final do treino, onde a malta aproveitou para meter alguma coisa no estômago, depois de tantas horas sem comer!
Bruno Tavares