Aceite o desafio que me foi proposto, que agradeço desde já.
Esta foto foi tirada pelo nosso amigo e saudoso Chaparreiro, muitas e boas recordações guardo dele.
Trata-se de uma pega em Vila Franca de Xira, precisamente na terça feira noturna de 9 de Outubro de 2001.
Até essa data nenhum grupo tinha pegado seis toiros da mítica ganadaria Miura.
O ambiente na praça antevia uma noite extraordinária.
O grupo escolhido pelo cabo Diogo Palha, para além de mim, o Jó deu primeiras. Recordo-me do Rui Gomes, do Carlos Sobral, do Cagareu, do Sevilha, do Falé e do Suspiro.
Brindei a pega ao Caló, figura ímpar quanto à identificação do que é ser forcado. Olé!
Três meses antes o grupo pegou na Arruda dos Vinhos, onde tive a oportunidade de pegar. No jantar após a corrida, já no decorrer dos discursos, já muito se falava na corrida dos Miuras, as expetativas, o feito, etc….
Recordo-me que no meu discurso, culminei o mesmo pedido ao cabo de então, que me contemplasse num dos eleitos para pegar na 3.ª feira.
Assim aconteceu.

Recordo-me de todo o cenário a anteceder a pega, a minha escolha para ir pegar. A pega desde o momento que estou perfilado diante do toiro, a sua arrancada feroz, e os sucessivos derrotes de querer tirar-me da sua cara.
A fotografia demonstra o quanto o toiro se elevou, isto, fazendo uma analogia com o 1.º ajuda, Armando Mira Coroa que por si só é bastante alto.
Em jeito de brincadeira, dizia-se que fui o primeiro forcado do mundo a pegar um Miura à primeira tentativa, isto porque, os anteriores, ao que se falava, o Nuno Megre pegou a dobrar o Carlos Grave e o Vasco Dotti, que abriu praça, pegou à segunda.
Agradeço ao Grupo de VFX a oportunidade que me foi concedida.
Pedro Reinhardt