

É com grande satisfação e gratidão que envio uma história passada com o Grupo de Vila Franca. Tive a sorte e o privilégio de acompanhar o Grupo desde muito novo e, por isso, vivi muitos momentos inesquecíveis que poderia partilhar hoje. Mas vou escolher uma noite na Feira de Outubro de 2011, com Toiros do Eng.º Manuel Assunção Coimbra.
Durante o meu percurso de forcado, estes toiros deram-me grandes alegrias, mas também alguns momentos de desmotivação, desanimo, incapacidade….
A minha história com estes toiros começou em Estremoz em 2004, que vinha de uma lesão complicada, e nesta pega o nosso grupo ganhou o trofeu da melhor pega.
Seguiu-se no final dessa época um toiro da mesma ganadaria em que peguei à 4ª com grande dificuldade e um pneumotórax incapacitou-me de me fardar na corrida em que todos queremos fazer parte, 3ª feira noturna.
No ano 2008, em Alcochete, lembro-me que a abrir praça frente a um toiro “Coimbra” senti que não aguentava o primeiro derrote. Lembro-me quando cai na 2ª tentativa, chegar perto do Tavares e dizer-lhe “tens de vir já atras de mim, senão não vou para o Algarve”. Pois a seguir à corrida ia uns dias de ferias com o meu irmão, Casquinha e Tavares. Vi esse fim de semana quase perdido! Eheheheh.
A nossa história, começou bem em Estremoz e acabou ainda melhor nesta feira de Outubro em 2011. Valeu a pena ser persistente e acreditar!
Uma corrida com o Grupo de Montemor, grupo onde tinha muitos amigos no ativo, que vinham aos nossos jantares e nós aos deles. O nosso “adversário” era sempre o Toiro, mas com grupos de referência havia sempre uma competição saudável.
Corrida dura, lembro-me que a parte a cavalo não transmitia muito, mas quando chegava à pega sentia-se a dificuldade dos forcados que os toiros impunham! Lembro-me na primeira tentativa sentir-me fechado na cara do toiro e a pensar que já não saia, quando dei por mim estava no chão quase encostado às tábuas.
Felizmente, a 2ª tentativa correu bem e apesar de alguns ajudas terem caído havia sempre outros a acreditar. Lembro-me do Patusco quando o toiro parou estar contente por ter sido oportuno a ajudar-me….
Nesta corrida pegou pelo nosso grupo o Ricardo Patusco (1ª tentativa) e o Márcio Francisco (3ª tentativa) com pegas muito duras. Pegaram ainda pelo Grupo de Montemor, Frederico Caldeira (1ª tentativa), Manuel ramalho (3ª tentativa) e o Peco (grande pega à 1ª tentativa).”
Pedro Castelo