Madrinha Maria José


À sua memória, ao vosso dispor

É com grande honra e agradecimento ao Grupo todo e ao Cabo Vasco Pereira que participo nestas “𝐐𝐮𝐚𝐫𝐭𝐚𝐬 𝐜𝐨𝐦 𝐇𝐢𝐬𝐭𝐨𝐫𝐢𝐚”, escolhendo, entre muitos, dois momentos históricos representados nestas fotografias de 2006 e 2009.


A primeira imagem escolheu-me. A História nela fala precisamente do Tempo e especialmente do Mistério. Duas das coordenadas nas que gira o planeta Toiro. E a Pega, até a de outra galáxia. Passado o tempo, 16 anos desse momento, ficou gravado qual ferro e sinal com a divisa da jaqueta de ramagens do Grupo de Forcados de Vila Franca de Xira. A Madrinha Dona Maria Vitória Lopes que aprendi com a sua amizade os fundamentos medulares dos Forcados, reserva espiritual na tauromaquia portuguesa e não só, onde se ditam as lições e as ligações essenciais para a vida. A sua ausência é o nosso presente carregado de futuro. 𝐆𝐮𝐢𝐥𝐡𝐞𝐫𝐦𝐞 𝐃𝐨𝐭𝐭𝐢 e 𝐑𝐨𝐝𝐫𝐢𝐠𝐨 𝐃𝐨𝐭𝐭𝐢 (na fotografia com 6 e 2 anos) são testemunha e representação atual dos elementos do Grupo da Vila. O tempo corre a passos largos. A memória torna-se presente, uma só palavra descreve o fenómeno: ALEGRIA. Como os nossos rostos na fotografia.


A segunda imagem é de 2009, quando os Forcados de Vila Franca de Xira participaram numa demonstração perante a instituição taurina de aficionados mais antiga e prestigiada de Espanha, o 𝐂𝐥𝐮𝐛 𝐂𝐨𝐜𝐡𝐞𝐫𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐁𝐢𝐥𝐛𝐚𝐮, a celebrar os 100 anos com a vinda a Portugal. Viajaram mais de cem pessoas desde o Pais Basco a Lisboa e entre os vários eventos, ficou o registado nesta imagem. Nomeio a atuação de 𝐉𝐨𝐚𝐨 𝐌𝐚𝐭𝐨𝐬, nesse dia e com 14 anos debruçou-se ao escalafón superior dos forcados, embora o soubemos mais tarde. O Presidente do Club Cocherito, Leopoldo Sánchez-Gil, dirige-se à Madrinha Maria Vitória presente na bancada, a quem cumprimenta com toureria.

Maria Jose Garcia

Partilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp