Como se sabe, os elementos mais novos do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira rumaram a terras Francesas, Ville d´Amélie, situada no Sul de França, para uma demonstração de pegas com vacas da ganadaria irmãos Ozcoz.
O espetáculo iniciou-se com a lide de um novilho, por Alejandro de Benedito, da escola de toureio da Catalunha.
Este espetáculo continha também um grupo de recortadores Espanhóis (da zona da Catalunha), Arte y Emoción, e um outro de recortadores da Quadrilha Afición Catalã.
No que toca à forcadagem, saíram duas vacas bem apresentadas e amplas de cara.
Na primeira da ordem, as pegas realizaram-se todas ao primeiro intento, tendo sido caras, António Faria, João Matos, João Villaverde e fechando a atuação do grupo, Alexandre Carolino.
A segunda vaca que saiu para os forcados era corpulenta, bem armada, enfim, uma “tia”! Para a cara, saltou o Gil (Cagaréu II), que com moral arrancou uma boa pega. De seguida pegou o António Faria e fechando a atuação do grupo, o João Matos.
No final houve volta para o grupo e logo de seguida a chamada aos médios do cabo Pedro Dotti.
Fica aqui um abraço de agradecimento para o “tio” Carlos Calado e ao nosso amigo Bruno Conde pelo apoio e dedicação dados nesta digressão. É importante realçar o carinho especial que sentimos durante os três dias! Fomos bastante bem recebidos por toda a Peña Taurina Afición Catalana, em especial o seu presidente François Pierre Garrigue, desde a chegada à hora de ir embora. As refeições sempre de mesa farta, as bebidas dos bares que nunca acabavam e as camaratas limpas e confortáveis perto do centro da festa e num sítio calmo, fez com que nos sentíssemos sempre bem, reunindo condições suficientes para desfrutarmos de uns dias fantásticos com amigos, para um dia recordar…
Zé Francisco Pereira
Galeria: Todas as imagens dos Juvenis em Ville d´Amélie (França)