Nesta sexta-feira 16 de Agosto, voltámos a Arruda dos Vinhos. Para todo o grupo de Vila Franca, este é um dia que se vive com a máxima intensidade e saudade. Fazia neste dia vinte e dois anos que partiu o nosso Amigo e Forcado, Ricardo Silva “Pitó”.
Para o nosso primeiro toiro da noite pertencente à ganadaria de Alves Inácio, com um peso anunciado de 480kg e com 5 anos de idade, saltou à praça o jovem Miguel Faria. O Miguel fez tudo na perfeição, bem a citar, a carregar, a receber, a fechar-se e a demonstrar os bons modos de alguém que já sabe o que fazer dentro de uma praça, antes e depois da pega. Parabéns ao Miguel e ao grupo que o ajudou.
Para o nosso segundo toiro da corrida, um Branco Núncio, escorrido de carnes, com falta de apresentação e acapachado de córnea, o forcado eleito pelo cabo foi o Rodrigo Camilo que vinha de uma boa pega em Beja. O grupo lutou com um Branco Núncio durante 5 tentativas, em que teve de suportar as abruptas investidas do toiro. O Branco Núncio, pesou para um forcado que está numa transição de nível na sua formação como forcado e não o deixará de estar, apenas pelas coisas não terem corrido bem desta vez. A pega foi resolvida com uma mistura de valor, valentia e querer.
Para o nosso terceiro toiro da corrida, um Prudêncio de 580Kg de boi preto de muito volume e mansidão, foi com ganas de vencer este “boi”, que o Lucas Gonçalves e os restantes 7 ajudas saíram à praça. O toiro entrava com pata e com derrotes violentos para baixo e para os lados, a livrar-se com alguma facilidade do cara e dos ajudas. Foram precisas 5 tentativas para agarrar este “boi”, foi “agarrado” por 8 “leões” em praça, contendo uma alma e um querer acima de qualquer toiro impegável deste mundo. Grande demonstração de valentia se assistiu nesta noite.
Aproveito para enviar um grande abraço e pronta recuperação aos forcados lesionados.
🖊 David Moreira “Canário”
📷 Luís Carlos Rato