Dia 13 de Maio, uma vez mais, o Grupo de Vila Franca reuniu-se desta feita na Benedita.
Para lidar toiros da Sociedade Agrícola de Santo de Estevão que saíram bravos e com o peso a variar entre os 400 e 450 Kg estavam os Cavaleiros Francisco Cortes, Marco José, Miguel Duarte, Manuel Telles Bastos, o praticante Duarte Pinto e o amador Tiago Carreiras. Quanto às pegas estavam a cargo do Grupo de Vila Franca e dos Amadores das Caldas da Rainha.
O primeiro toiro da tarde, colaborador durante toda a lide de Francisco Cortes, foi pegado e bem pelo Rui Graça à primeira tentativa. O Graça colocou o barrete a meia praça mandou no toiro e fechou-se com garra na cara do mesmo com o grupo coeso a fechar e a consumar uma boa pega e um bom inicio de corrida.
O nosso segundo toiro, demonstrou durante a lide que era mal visto mas bravo tal como todos, no entanto, o cavaleiro Miguel Duarte acabou por sair por cima do seu oponente cravando alguns ferros curtos, a cambio, de boa nota. Mais dificuldades se esperavam para a pega. E, foi chamado o forcado Nuno Comprido “Fura” que face às dificuldades de visão do toiro não conseguiu reunir na perfeição nas duas primeiras tentativas e acabou em ambas por sair desfeiteado. À terceira e com boa ajuda do “Salsa” e do grupo todo a pega acabou por ser concretizada com brilho. Na segunda tentativa, o forcado Pedro Pedrosa com grande infelicidade acabou por sair lesionado. Rápido estabelecimento e regresso breve é o que todos nós desejamos.
O nosso terceiro toiro (mais um bravo!!) a rondar os 400 Kg foi lidado e bem pelo Cavaleiro praticante Duarte Pinto. Com uma lide séria e muito cuidada chegou facilmente ao público presente que encheu ½ praça. Para a pega foi chamado o forcado Márcio Francisco que não estranhou a estreia a que teve direito!! Citou de largo, mandou no toiro, consentiu-o bem conseguindo uma reunião perfeita com o toiro com o grupo de novo a fechar bem. Boa estreia!!
O Grupo das Caldas da Rainha numa boa prestação pegou os seus toiros à 1ª, 1ª e 2ª tentativa.
No fim da corrida o tradicional jantar encerrou mais uma vez a corrida no qual aproveitámos para confraternizar e beber um copo às rápidas melhoras quer do Pedro Pedrosa quer do Carlos Carvalho.
Paulo Conceição