Foi na noite do passado dia 20, que se realizou uma das corridas inseridas nas festas de Samora Correia.
O cartel era composto, pelos cavaleiros, João Moura, António R. Telles e o praticante Francisco Palha.
As pegas aos seis toiros da ganadaria de D. Luís Passanha ficaram a cargo do nosso Grupo.
Apesar da noite um pouco fria, a praça registou quase uma enchente (como é normal nesta terra) e com muito bom ambiente.
O grupo de Vila Franca esteve numa noite de muito bom nível.
Para pegar o primeiro da noite saltou o forcado Armando Cardoso que esteve calmo a citar, mostrou-se bem ao toiro, deixando-o descansar, provocando-lhe a investida, este veio ensarilhar, o Armando esteve bem a recuar, adiantando-se um bocadinho mas a reunir bem sem qualquer problema. Para o segundo da noite o escolhido foi Bruno Casquinha que pegou um toiro diferente do primeiro, com uma arrancada pronta ao cite num toiro que estava fechado em tábuas, recuou bem fechou-se a córnea, o grupo completou bem. O terceiro da ordem pegou o forcado Ricardo Castelo, que começou a citar de largo, um toiro que se fechou igualmente em tábuas, o Ricardo teve de entrar nos seus terrenos, após um aviso da teia para este se arrancar, aguentou, saiu bem dos terrenos do toiro ao recuar, e fechou-se para não mais sair com uma grande 2ºajuda de André Matos. Para quarto toiro da noite foi o forcado Nuno Comprido, era um toiro com o mesmo comportamento do primeiro, citou de meia praça com muita calma, falou ao toiro, carregou bem, este arrancou um pouco ensarilhado, o forcado esteve bem a recuar e fechou-se bem com o grupo a parar lá atrás, mais uma boa pega. Para o quinto da ordem foi Pedro Castelo, o forcado toureiro tem uma maneira impar de estar a frente dos toiros, calmo a citar de largo, a falar ao toiro e a provocar-lhe a investida, para se fechar muito bem e o grupo a concretizar lá atrás nas ajudas. Para pegar o último toiro da corrida saltou Ricardo Patusco um forcado que esta em boa forma mas que nesta noite não teve a sorte do seu lado, ao pegar à segunda tentativa, pois os anteriores foram pegados todos à primeira. No momento do cite o toiro mostrou-se algo manso ao raspar e baixar a cara, o Ricardo devia ter desfeito a pega, mas insistiu, e ao carregar o toiro arrancou a ensarilhar o piso estava muito mau e este teve muitas dificuldades em sair-lhe da cara, o toiro pegou-lhe nas pernas tendo-o desfeiteado. Na segunda tentativa resolveu muito bem como ele sabe e o grupo também.
Depois de nos desfardar-mos, em casa do nosso amigo e antigo forcado João Guilherme, ao qual estamos muito gratos pelo seu acolhimento, e temos sempre o maior prazer em lá nos vestir-mos, fomos jantar ao Restaurante a Quintinha em Samora Correia, onde decorreu uma animado jantar, no final os mais resistentes ainda foram para as esperas de toiros que decorriam nas ruas da vila, os trabalhadores e mais responsáveis recolheram às suas casas.
Um abraço a todos e até a próxima, que e já para semana nas Caldas da Rainha.
Nota: Nota sem dúvida negativa para o mau estado do piso que dificultou e de que maneira os forcados da cara, que mesmo assim souberam contornar este difícil obstáculo.
Carlos Carvalho “Baú-Baú”