Acabo de regressar a Luanda depois de uma belas férias pelo nosso pequeno grande cantinho chamado Portugal. Desde que estou em Angola, e já la vão 7 anos guardo todos os anos 3 semanitas de férias para gozar aquilo que de bom o nosso país tem para oferecer durante os meses de verão. O Bom tempo, a boa comida, a boa bebida, as praias maravilhosas e claro o mais importante o convívio entre os amigos e a família.
Por entre mil e uma solicitações para jantares, almoços claro que sempre esta guardado o convívio com a nossa grande família que é o grupo de Vila Franca, o grupo da “Vila” como carinhosamente lhe chamou um dia o “Sevilha”.
Rumei à praça da Arruda dos Vinhos para de bem perto (obrigado Ricardo pelo convite) assistir a mais uma atuação do Grupo.
O dia 16 de Agosto é e será sempre para o nosso grupo um dia difíceis de memórias, tentamos que cada corrida que anualmente fazemos nesta praça seja uma boa forma de homenagear o nosso grande amigo “Pitó”. Através de um brinde, através de uma boa pega de caras, de uma boa ajuda ou simplesmente de um olhar ao céu, recordamos o Pitó e tudo aquilo que nos transmitiu durante os anos em que privámos com ele dentro e fora de praça.
Sem entrar em grandes pormenores técnicos relativamente as pegas, que foram as três muito bem executadas à primeira tentativa, pelo Rui Godinho, Vasco Pereira e pelo Ricardo Patusco respetivamente, gostava de dar os parabéns ao Godinho e ao Patusco pois tem sido dois grandes pilares do grupo e exemplos a seguir pelos gerações seguintes, como aliás ficou bem demonstrado na pega do Vasquinho, muito calmo no cite assim como em todos os tempos da pega, muitos parabéns Vasco por mais uma excelente pega.
Orgulho igualmente pela forma como o grupo continua a ajudar os toiros, de geração em geração, de forcado em forcado o Grupo da Vila não vacila, sempre tivemos presente melhor que ninguém este conceito tão importante e tão bonito numa pega de caras, o conceito de AJUDAR! Ajudar no êxito da pega e sobretudo no êxito do Grupo.
Grande abraço e pelo Grupo de Vila Franca venha vinho…
João Pedro Silva “Surf”