Sábado dia 17 de Setembro, regressamos a Santarém para mais uma corrida de beneficência a favor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém e onde havíamos triunfado no ano anterior. O ponto de encontro e o fardamento foi em casa da família da nossa amiga Maria Geraldes Barba onde por volta das 7 da tarde a rapaziada se começou a juntar cheia de vontade para pegar os 3 toiros que nos calharam em sorte.
O cartel era composto pelos cavaleiros Rui Salvador, Ana Batista, Pedro Salvador, Duarte Pinto, Joana Andrade e jovem Maria Mira, para pegar os “Prudêncios” com pesos entre os 505 e 600 kg estavam anunciados os Grupos de Santarém e Vila Franca de Xira.
Quanto às pegas não foi a noite de glória que o Grupo ambicionava, falharam pormenores que condicionaram o êxito.
Para o nosso primeiro toiro com 505 kg o Ricardo escolheu o Rui Graça, forcado que tem estado a fazer uma grande época e que anda bastante confiado. Citou com elegância e calma mas precipitou-se no momento carregar/ recuar e escorregou a frente do toiro saindo magoado, para a dobra e com muita vontade em resolver as coisas salta o Rui Godinho que fez 2 grandes tentativas acabando por concretizar a 3ª tentativa já com ajudas carregadas.
Para a cara do nosso segundo com 510 kg o escolhido foi Bruno Casquinha, citou com a calma e elegância a que nos tem habituado mas sai junto as 2ª ajudas. Na segunda tentativa, cita novamente com calma mas teve de entrar mais nos terrenos do toiro, carregou na altura exacta e fechou-se com determinação para concluir uma boa pega com todo o grupo a fechar bem.
Para o último toiro da noite com 545 kg saltou o Diogo “Russo”, o Ricardo quis dar-lhe o presente de aniversário mas o “Prudêncio” assim não entendeu e desfeiteou-o nas 2 tentativas realizadas saindo maltratado. Para a dobra vai o Ricardo Patusco forcado que esta época esta novamente em grande forma e resolve bem a 1ª tentativa com o grupo a fechar bem.
O grupo de Santarém realizou as suas pegas à 2ª tentativa (António Grave de Jesus), 1ª tentativa (João Goes) e António Imaginário à 4ª tentativa.
Antes de terminar esta crónica queria deixar uma palavra aos lesionados que foram muitos, ao Rui Graça, Emanuel Matos, Diogo “Russo”, Ivo, “Campino” e ao “PJ” desejo as rápidas melhoras e que fiquem bons rapidamente que precisamos de vocês pois a Feira de Outubro está à porta.
Carlos Leonardo