Monumento ao Forcado Vilafranquense inaugurado com toiros Infante da Camara


No ano me que o Grupo de Vila Franca comemora os seus 75 anos de fundação, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira decidiu homenagear os forcados de Vila Franca com a edificação do Monumento ao Forcado.

Como a Sr. Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira teve oportunidade de referir no inicio do seu discurso, “não há duas sem três, e à terceira foi mesmo de vez”, pois como é publico o monumento esteve programado para ser inaugurado por duas vezes, mas por dificuldades à Câmara de Vila Franca e à Casa dos forcados de Vila Franca de Xira (CFVFX), o mesmo só surgiu à “terceira tentativa”.

Embora este monumento tenha demorado a surgir, o resultado final do mesmo é de enorme dignidade e honra para todos os forcados de Vila Franca e não só, pois numa época onde o que fica bem terminar com todas as tradições, a edificação deste monumento representa que em Vila Franca as tradições têm um peso especial, caso contrário o Grupo não estaria a comemorar os 75 anos de fundação e não contaria com um grupo de Forcados com mais de 30 elementos pertencente ao Grupo (amadores e juvenis).

Aproveito para deixar umas palavras de apreço à atitude da Presidente da Camara de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha, ao longo de todo este processo, por ter homenageado o Grupo de Vila Franca com este monumento, e por ter tida a coragem de fazer um monumento que se enquadra perfeitamente no espírito do Forcado Vilafranquense.

Não posso deixar passar a sensibilidade do escultor José Miguel Franco de Sousa por ter conseguido materializar no monumento toda a força, movimento e imagem que representa uma pega.

Em relação à corrida de toiros, que se seguiu a inauguração do Monumento, onde a expectativa estava no facto do Grupo de Vila Franca pegar seis toiros Herdeiros Infante José Infante da Câmara.

Foi uma corrida como se esperava com toiros a pedirem contas e a exigirem quer dos forcados da cara quer dos ajudas. Ao primeiro toiro da corrida foi Bruno Casquinha que não conseguiu fechar-se convenientemente e ficou desmaiado. Para dobrá-lo veio Pedro Henriques, um jovem sem história no grupo de Vila Franca. Mas as histórias começam assim, em alturas onde a situação não é fácil e Pedro Henriques, esteve com uma enorme tranquilidade à frente do toiro e com um enorme valor na restante pega, onde foi ajudado com muito empenho por todo o grupo, sendo esta sem qualquer duvida a melhor pega da tarde, ou melhor, a uma das melhores pegas que vi nos últimos tempos. Parabéns!

No 2º da tarde para a cara foi Paulo Conceição que apenas pegou à terceira tentativa, pois foi ajudado de forma muito pouco eficaz. Por outro lado, para o 3º  da tarde surgiu Vasco Dotti, que pegou de forma eficaz à primeira tentativa, fechando a primeira parte da corrida com um saldo positivo para o Grupo.

O 4º da tarde foi pegado por Ricardo Patusco à 1ª tentativa, executando uma pega perfeita, assim como as ajudas. Mas o susto da tarde ainda estava para vir! Para pegar o 5º toiro da tarde, salta à praça Carlos Carvalho que à segunda tentativa sofreu uma colhida de tal violência que calou toda a praça! Um grande abraço de melhoras “Bau Bau”! Naquele momento o Grupo entrou em grande pressão e o toiro que poderia ter sido pegado na tentativa seguinte foi apenas pegado na 4º tentativa por Diogo Marques que deu o “corpo à luta” mas que com mais calma e organização acredito que o Grupo poderia ter resolvido bem melhor a situação.

Para fechar a corrida pegou o Ricardo Castelo à primeira tentativa, com uma pega tornada simples pelo bem que ele teve com o toiro e por um grupo a ajudar de forma exemplar.

No seu conjunto a corrida marcou-me pela fantástica pega do Pedro Henriques, pela gravíssima colhida do Carlos “Bau Bau” que espero que recupera tão rápido quanto possível e também pela irregularidade do Grupo, pois conseguiu ter momentos brilhantes com a primeira pega, e momentos de perda total da calma e concentração (como resultado, as três tentativas no segundo toiro da tarde), sendo o comentário final de que estando na bancada me orgulhei de ser do Grupo de Vila Franca.

Boa sorte para o resto da época, Abraço amigo,

Guilherme Borba “Manucho”

Galeria: Cerimónia de inauguração da Estátua ao Forcado Vilafranquense – 2007/05/06

Partilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn