No passado Domingo, dia 5 de Agosto, actuámos na praça raiana de Nave de Haver, onde foi apresentado um cartel misto, composto pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas, Manuel Telles Bastos e pelo matador de toiros José Luís Gonçalves e os
Grupos de Vila Franca e os Académicos de Elvas, toiros com ferro Pinto Barreiros (lide a cavalo) e São Torcato (lide a pé).
A praça muito bem composta, quase cheia, com muito bom ambiente, proporcionado pelas diversas Peñas Taurinas que existem em Nave de Haver.
O primeiro toiro que nos saiu em sorte, tinha a idade de 3 anos com peso a rondar os 420 kg. Um toiro bem apresentado, cumpriu, mas no decorrer da lide foi de mais a menos, refugiando-se em tábuas já no fim da mesma.
Para efectuar a primeira pega foi chamado á praça o forcado Pedro Castelo “Pe”, que brindou a sua pega a Peña da Burra. O forcado esteve correcto a citar, a tirar partido do toiro, carregou de largo e esteve muito bem aguentar e num recuar perfeito, o toiro empregou-se violentamente no primeiro derrote, ouvindo-se o impacto do mesmo. O forcado muito bem fechado apesar do violento impacto, foi muito bem ajudado pelo o grupo.
O segundo toiro também bem apresentado, saiu com a idade de 4 anos com peso a rondar os 450 kg. Este também cumpriu, mas fixava-se pouco.
Na segunda pega foi chamado o forcado Pedro Henriques, que brindou a sua pega ao Presidente da Câmara de Almeida.
Diante do toiro esteve bem a citar e mostrou-se bem ao toiro. O toiro arrancou solto mas o forcado alegrou-o e recuando bem na cara do mesmo, consentiu uma boa reunião e fechando-se com garra. O grupo esteve bem, sem dar hipóteses ao oponente.
Depois da corrida fomos convidados a jantar na Peña D`Haver. No jantar, muito bem regado, estivemos na companhia dos nossos amigos Comissário Aires (PSP de Cascais) e o Francisco “Chico” emigrante em França, de férias na sua terra. No seguimento do jantar, fomos conhecer outras Peñas, como a Peña da Moca, Peña da Burra entre outras, muito obrigado pela vossa simpatia, foi enorme prazer estar presente na sua companhia.
Um grande abraço para todos.
João Pedro Bento “Petróleo”