Mais uma Tarde, esta “ao Sabor das Peñas”


No passado Domingo, dia 5 de Agosto, actuámos na praça raiana de Nave de Haver, onde foi apresentado um cartel misto, composto pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas, Manuel Telles Bastos e pelo matador de toiros José Luís Gonçalves e os
Grupos de Vila Franca e os Académicos de Elvas, toiros com ferro Pinto Barreiros (lide a cavalo) e São Torcato (lide a pé).

A praça muito bem composta, quase cheia, com muito bom ambiente, proporcionado pelas diversas Peñas Taurinas que existem em Nave de Haver.

O primeiro toiro que nos saiu em sorte, tinha a idade de 3 anos com peso a rondar os 420 kg. Um toiro bem apresentado, cumpriu, mas no decorrer da lide foi de mais a menos, refugiando-se em tábuas já no fim da mesma.

Para efectuar a primeira pega foi chamado á praça o forcado Pedro Castelo “Pe”, que brindou a sua pega a Peña da Burra. O forcado esteve correcto a citar, a tirar partido do toiro, carregou de largo e esteve muito bem aguentar e num recuar perfeito, o toiro empregou-se violentamente no primeiro derrote, ouvindo-se o impacto do mesmo. O forcado muito bem fechado apesar do violento impacto, foi muito bem ajudado pelo o grupo.

O segundo toiro também bem apresentado, saiu com a idade de 4 anos com peso a rondar os 450 kg. Este também cumpriu, mas fixava-se pouco.

Na segunda pega foi chamado o forcado Pedro Henriques, que brindou a sua pega ao Presidente da Câmara de Almeida.

Diante do toiro esteve bem a citar e mostrou-se bem ao toiro. O toiro arrancou solto mas o forcado alegrou-o e recuando bem na cara do mesmo, consentiu uma boa reunião e fechando-se com garra. O grupo esteve bem, sem dar hipóteses ao oponente.

Depois da corrida fomos convidados a jantar na Peña D`Haver. No jantar, muito bem regado, estivemos na companhia dos nossos amigos Comissário Aires (PSP de Cascais) e o Francisco “Chico” emigrante em França, de férias na sua terra. No seguimento do jantar, fomos conhecer outras Peñas, como a Peña da Moca, Peña da Burra entre outras, muito obrigado pela vossa simpatia, foi enorme prazer estar presente na sua companhia.

Um grande abraço para todos.

João Pedro Bento “Petróleo”

Partilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn