Grande noite de Pegas na Moita do Ribatejo


Na noite de 17 de Setembro deslocámo-nos à Moita do Ribatejo para pegar a última corrida de toiros desta importante feira que tinha como destaque um enorme curro de Campos Peña com uma média de pesos a rondar os 655Kg.

O restante cartel era composto pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas, Vítor Ribeiro, Ana Batista, Gilberto Filipe, Tomás Pinto e Marcelo Mendes e ainda pelo GFA de Coruche.

O curro de toiros no geral apresentou-se perante o público da Moita, que preenchia 3/4 de praça, reservado mas com alguns rasgos de bravura o que por vezes permitiu boas lides com destaque para as de Vítor Ribeiro, Gilberto Filipe e Tomás Pinto.

O primeiro toiro, com 705Kg, lidado por Joaquim Bastinhas, mostrou-se algo desinteressado e reservado. Durante a lide pouco andou, fixou-se nos médios e dificilmente saiu de lá. Abrimos praça através de uma actuação imponente do nosso Cabo Ricardo Castelo. Após um cite calmo e correcto, dando vantagens ao toiro, este arranca-se com muita pata para o forcado e após uma boa reunião do Ricardo, o toiro dá fortes derrotes dificultando o trabalho dos ajudas acabando o forcado da cara por cair. Á segunda tentativa o Ricardo volta a estar bem e o toiro arranca novamente para “comer” o forcado que novamente após duros derrotes acaba por sair da cara do toiro já junto às tábuas perante os ajudas que dificilmente conseguiam fazer o seu papel devido a esses derrotes e à velocidade que o toiro imprimia durante a viagem. Na terceira tentativa tudo igual, o toiro a sair pronto e a derrotar forte mas desta vez os ajudas a estarem por cima e a fecharem uma grande pega apesar de consumada à terceira tentativa. Este toiro foi ajudado por: 1ª – Emanuel Matos (a dobrar Bruno Tavares que saiu lesionado após a 1ª tentativa); 2ªs – Luis Santos e André Matos; Rabejador – Carlos Silva; 3ªs – SuspiroJoão Bento e Carlos Falé.

No terceiro da noite, com 625Kg e lidado por Ana Batista, para a pega foi eleito Pedro Castelo que perante um toiro que durante a lide tal como o primeiro se mostrou reservado, esteve enorme. O toiro vem com pata mas o Pedro soube estar à frente dele aguentando e recuando, fechando-se á córnea e suportando duríssimos derrotes. O restante grupo esteve impecável a ajudar concretizando esta pega á 1ª. Este toiro foi ajudado por: 1ª- Emanuel Matos; 2ªs- Luis Santos e André Matos; Rabejador – Carlos Silva; 3ªs- João Bento, Carlos Falé e Bernardo Alexandre.

O nosso último toiro, quinto da ordem, tinha 600Kg e tal como os seus irmãos de camada tinha as suas dificuldades fechando-se por vezes em tábuas. Bruno Casquinha agarrou a oportunidade que o nosso cabo lhe deu de pegar este toiro e fez uma grande pega! Após um brinde emotivo aos antigos elementos do Grupo de Vila Franca que estiveram presentes neste dia tão importante para nós começa com um cite sereno entra nos terrenos do toiro e faz tudo de uma forma exemplar, carrega e trás o toiro templado para fora dos terrenos deste e fecha-se com determinação à córnea para não mais de lá sair. Após uma viagem em que o toiro “foge” ao grupo, os ajudas mais uma vez não defraudaram e realizou-se mais uma boa pega. Este toiro foi ajudado por: 1ª-Emanuel Matos; 2ªs- Luis Santos e André Matos; 3ªs- João Bento, Carlos Falé e Ivo Carvalho.

Depois de uma grande noite de pegas fomos jantar à “Casa das Enguias” do nosso amigo António Manuel que nos serviu como manda a lei. O jantar foi animadíssimo, principalmente quando já no final entra uma banda de música que tendo como maestro António Cardoso (Nené), nos presenteou com brilhantes pasodobles!

Destaco ainda a presença de bastantes antigos forcados do nosso Grupo aos quais deixo desde já o meu muito obrigado pelo apoio prestado.

Pelo Grupo de Vila Franca
Venha vinho, venha vinho, venha vinho… Bota abaixo!

Bernardo Alexandre

Partilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn