Forcados de Mazatlan triunfam na corrida da II Festa do Forcado em Évora


No sábado 14 de Abril, a II Festa do Forcado na praça “Arenas de Évora” foi um estrondoso sucesso, com lotação “ultra” esgotada e com a participação entusiasmada de representantes de 43 Grupos de Forcados que participaram no concurso de cernelhas. Também os Grupos de Vila Franca, Santarém, Montemor e do Futuro de Montemor, para além de um Grupo de Forcados Veteranos constituído por elementos de vários Grupos (com o nosso Caló em grande plano), participaram e deram ritmo a um evento que decididamente veio para ficar. O concurso de cernelhas foi brilhantemente conquistado pelo Grupo da Tertúlia Tauromáquica Terceirense numa final em que venceram com grande espectacularidade os não menos espectaculares elementos do Grupo de Alter do Chão.

O Grupo de Vila Franca (com a parelha Márcio Francisco e Carlos do Sobral) ficou-se pela terceira eliminatória. O Márcio escolheu uma vaca (obviamente dopada) que não deu a emoção (digamos… salto e coice) necessária para ultrapassarmos o Grupo de Coruche nessa eliminatória. Se fosse futebol, sería mais um resultado polémico com influência da equipa de arbitragem. Comentava-se que a culpa foi do Márcio e o Carlos terem “vidrado” com a visão das elegantes pernas da bicharoca…aliás, o Carlos não largou aquele rabo nem por nada… O Cagaréu tentou uma “sorte de gaiola”, mas a vaca voou para outras paragens mais arejadas e o Pedro Henriques deverá ter esfolado ligeiramente o teclado traseiro após a “sorte de costas” que executou, com sucesso. “Maestro” Caló, grande pega, elegância, barriguinha e braços, qb!

Nessa noite, realizou-se a corrida formal com a participação do Grupo vencedor do concurso, neste caso substituído pelo 2º classificado, já que não vieram Terceirenses em numero suficiente ao Continente Sendo assim, actuou Alter do Chão e ainda o Grupo de Forcados Mazatlecos, os nossos grandes e caríssimos amigos Mexicanos. Na verdade, para grande alegria de todos nós, os grandes triunfadores da corrida foram mesmo os Mazatlecos, com uma exibição perfeita, frente a um curro de toiros muito bem apresentado de António José Teixeira. Pegou o Negro a abrir, o Fernando no 3º toiro e o Carlitos no 6º da ordem, todas as pegas á 1ª tentativa e com volta para o Patas pela excelente 1ª ajuda que deu ao Fernando. Aliás, excelentes estiveram todos a ajudar, muito coesos e decididos, em qualquer das pegas. O 4º toiro foi pegado pelo René, com um grupo constituído por 4 elementos de cada Grupo, já que se tratava de uma corrida de 7 toiros e o critério escolhido foi a repartição de 1 toiro, por cortesia dos Mazatlecos. Foi pegado á 2ª com uma excelente ajuda do Arturo e com o resto do Grupo a colaborar em alto nível. Aquela emotiva volta final, triunfal, nunca será esquecida por quem a sentiu, lá dentro e na bancada.

Olé Mazatlecos! triunfadores de Évora.

Paulo Paulino (Bacalhau)

Galeria: Évora – Festa do Forcado 2009

Partilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn