Realizou-se no dia 10 de Março o Festival Comemorativo das Bodas de Diamante do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira na Praça de Toiros Centenária Palha Blanco em Vila Franca de Xira.
O festival contou com a presença na parte apeada dos Matadores Ruíz Miguel e Víctor Mendes e na parte equestre com as presenças de Rui Salvador, Ana Batista, Diego Ventura, Pedro Salvador e Duarte Pinto. Os novilhos pertenciam á divisa de Paulo Caetano. Para as pegas, os Forcados Amadores de Vila Franca de Xira (Antigos e Actuais). Foi mais uma gloriosa tarde para o nosso Grupo que comemorando neste ano as suas bodas de diamantes, agrupou entre malta mais nova e mais “usada” (velhos são os trapos!) mais de setenta forcados que ao longo destes setenta e cinco anos ajudaram a elevar o nome do Grupo e da Cidade ao patamar mais alto da Forcadagem. Numa tarde de arte e emoção, a mestria dos matadores presentes assim como as lides cuidadas dos cavaleiros, foram motivos já suficientes para valer a pena ter estado nesta tarde na Praça de Vila Franca.
As actuações dos Forcados…
O Ex-Cabo Jorge Faria abriu praça à primeira tentativa numa pega que brindou aos seus filhos. Começou com ele, mais uma vez, num toiro tardo a arrancar, uma tarde nostálgica, divertida e de triunfo onde os forcados mais antigos tiveram a sua oportunidade! E….agarraram-na! Olé Jorge Faria, a pega foi bem rematada por todo o grupo.
Para o segundo da tarde o actual Cabo Vasco Dotti brindando ao Grupo pegou à primeira numa pega tecnicamente perfeita. Haveriam pormenores a rever em vídeo, mas isso deixamos para o seio do Grupo numa sessão para um Sábado à noite. O nosso Cabo foi ajudado superiormente pelo Raul Flor que como é habito já nos habituou a grandes primeiras ajudas.
A 3ª pega da tarde foi executada à primeira tentativa, assim como todas as pegas da tarde, por José Beleza, toureiro e a mandar, o Tio Zé levou as bancadas ao rubro. Pediu-se “só mais uma” mas nada havia a fazer, o toiro estava recolhido. As obras de arte são peças únicas.
A 4ª pega da tarde foi efectuada à primeira tentativa por um rapaz novo, de seu nome Carlos Teles “Calo. Para não variar, proporcionou a todos os presentes mais um extraordinário momento, chegando com a sua arte aos felizes presentes como só o “gitano” consegue. Consta-se que já na trincheira, após a pega que brindou ao público, surgiu a pergunta de um repórter entre barreiras “Como se sentiu frente ao toiro Carlos?”. Carlos respondeu “à vontade… á vontade!”.
Por último, para a quinta pega foi o Forcado João Costa “Platanito”. O Forcado mais carismático do nosso grupo, enche de alegria quem o vê e faz sentir o que é à-vontade de pegar toiros. Numa pega em que os comentários pecarão sempre por escasso dada a personalidade e a qualidade em causa atrevemo-nos a dizer: Obrigado!
De destacar todas as excelentes ajudas dadas por todos os intervenientes, principalmente pelos antigos elementos, que mostraram que quem sabe não esquece.
Acabou assim, em beleza, o nosso festival, presenciado por mais de mil pessoas numa jornada histórica para o nosso grupo.
A noite continuou com um jantar animado com a presença de mais de trezentas pessoas que, assim, se associaram a mais um acto de comemoração dos nossos 75 anos de vida.
Pelo grupo de Vila Franca venha vinho!Paulo Conceição
Galeria: Vila Franca de Xira – 10/03/2007