Exibição convincente em grande noturna no Campo Pequeno


Noite agradável com bancadas bem compostas para ver toiros da Ganadaria Pinto Barreiros, os Forcados de Vila Franca de Xira e de Portalegre e os Cavaleiros João Salgueiro, Andy Cartagena e João Moura Jr., espetáculo dirigido pelo nosso bem conhecido, Pedro Reinhardt.

Para pegar o primeiro toiro com 482kg, saltou à praça o seguinte oito: o Cabo Ricardo Castelo, Tavares, André, Bernardo, Carlos, Petróleo, João Maria e Wilson. A pega foi brindada ao publico e com muita calma e pose o Ricardo mandou no toiro, obrigou-o a esperar, embelezando o cite e deixando o toiro descansar. Carregou quando quis  e a reunião foi boa, sem ser complicada, o toiro veio numa rota e velocidade normais e os ajudas fizeram o seu trabalho de forma tão eficaz que nenhum se destacou. Esteticamente foi pena, após a pega estar praticamente concretizada, dois forcados terem caído, ou melhor, deixaram-se cair para não complicar.

Para pegar o terceiro toiro com 514kg, entrou na arena, o Pedro Castelo, Manu, André, Bernardo, Carlos, Salsa, Ivo e Wilson. A pega foi brindada à direção do Correio da Manhã, jornal n.º1 em Portugal que apoia a Festa dos Toiros e principal parceiro deste espetáculo. O Pedro esteve bem diante do toiro, reuniu bem embora o toiro não viesse muito franco, após o reunião o toiro quase parou, começou a tentar livrar-se do forcado com derrotes mansos, mas complicados, o Manu entrou no momento certo e o restou do grupo “correu” para ajudar e concretizar uma pega que exigiu vontade e a técnica da experiencia!

Para pegar o quinto toiro com 532kg, saltou a trincheira, o Casquinha, Salsa, André, Ivo, Carlos, João Maria, Campino e Wilson. A pega foi brindada ao Deputado Ribeiro e Castro, homenageando todos os deputados, dos diferentes quadrantes políticos, que tem defendido publica e politicamente a Festa dos Toiros. O Casquinha esteve calmo no cite, carregou numa boa oportunidade, reuniu e fechou-se muito bem na cara do toiro, o Salsa entrou bem, deu o corpo mas acabou por cair, o toiro desviou-se da rota esperada e foi para a direita do grupo com derrotes altos e vistosos, o Casquinha aguentou superiormente essas cargas e os ajudas ajustando-se á rota do toiro apareceram para abafar a investida e os derrotes, com destaque para o Campino que conseguiu ajudar e compor bem no lado direito que estava sem ajudas, devido à trajetória do toiro.

Os toiros pegam-se à primeira e o Grupo assim o fez, não relaxou, não complicou, agindo com vontade e competência nos momentos chave de cada pega.

O grupo de Forcados de Portalegre esteva bem e pegou com eficácia os três toiros à primeira, com duas pegas esforçadas e emotivas.

O jantar foi no saudoso “Solar de Alcântara”, foi bom recordar o local e o jantares do grupo, reencontrar e conhecer novos forcados e amigos do Grupo, tudo isto acompanhado de umas bonitas imperiais.

Quero agradecer ao Cabo e ao Grupo o convite para estar “lá em baixo” com os forcados e reviver momentos dos quais sinto boas saudades.

Desejo a todos muita Vontade de pegar toiros, que a Arte e a Sorte são apenas reflexos dessa mesma Vontade.

Viva o Grupo de Vila Franca!

Francisco Louro Cordoeiro “Tixa

Partilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn