É com grande satisfação que volto a escrever para o site do nosso grupo. Depois de 6 meses de árdua luta por terras angolanas, voltei para umas merecidas férias, e claro, coincidência ou não, calharam mesmo durante a Feira anual de Outubro.
Domingo de Feira, corrida mista com o principal atractivo de ver em praça toiros de casta à antiga Portuguesa de Vaz Monteiro, e claro, a primeira actuação do Grupo da Vila na sua terra durante a Feira de 2008, compartia-mos cartel com os colegas e amigos de Alcochete.
Devido à falta de peso, os dois toiros de Vaz Monteiro que nos calhariam em sorte foram substituídos por toiros de David Ribeiro Telles.
Apesar de ter decorrido num bom ritmo, o facto de serem lidados 8 toiros fez com que a corrida tenha terminado já a noite ia alta, facto que penso que deverá merece reflexão por parte da empresa pois foi nitidamente visível que após o sexto toiro (lidado a cavalo) muita gente abandonou a Palha Blanco.
Lançados os dados desta segunda da Feira, vamos ao que realmente interessa, as pegas….
Para o nosso primeiro toiro, negro de David Ribeiro Telles (o mais pesado da corrida) o Vasco confiou-o ao Fura. Responsabilidade para este jovem que apesar de já contar com alguns anos a vestir a nossa jaqueta, nunca tenha pegado pelos Amadores na Palha Blanco. Não acusou a pressão e esteve bem; a citar, a templar, a recuar e a fechar-se. Como um bom grupo de Forcados gosta, o toiro veio com pata e entrou pelo grupo, quando assim é, lá estão os outros 7 para o que der e vier. Neste caso deu numa boa pega muito bem rematada pelo grupo.
Para o nosso segundo toiro igualmente de David Ribeiro Telles, foi aposta a “jovem promessa” Ricardo Castelo. Claro que o “Cá” não é uma promessa mas sim uma certeza, habituado a toiros bem mais sérios, mas como acontece a todos os bons forcados esta foi uma época menos conseguida. Vem de uma lesão e com certeza vai atingir a forma que todos lhe conhecemos. Talvez não tenha percebido bem o toiro, talvez não estivesse nos seus dias, facto pelo que apenas conseguiu concretizar a pega à terceira tentativa.
O Grupo de Alcochete (Amadores), concretizaram as suas pegas à primeira e à terceira tentativa, por dois bons forcados deste grupo, o Vinagre e o Vasco Pinto respectivamente.
O jantar decorreu num clima de grande amizade na nossa tertúlia onde se juntaram os dois grupos e respectivos amigos. Ambiente calmo para dia de feira, pois na terça-feira, a noite seria de grande responsabilidade e havia que não desperdiçar muita energia a beber.
Pelo grupo de Vila Franca venha……….. VINHO (se possível dentro daquele copo que temos exposto na Tertúlia).
João Pedro Silva “Surf”