Corrida da União das Misericórdias


No passado dia 16 de Julho, o nosso grupo teve a honra de actuar na Bonita e aficionada Vila de Sobral de Monte Agraço, uma terra que tem dado muitos e bons forcados ao nosso grupo.

Numa noite algo invernosa, com alguns chuviscos, o nosso Grupo teve mais uma boa actuação. O primeiro toiro da noite, que cedo se fechou em tábuas, teve como oponente o grande Forcado Pedro Castelo, que na primeira tentativa, já nos terrenos do Toiro o vê sair descomposto (pareceu-me ter sido avisado prematuramente nas tábuas com um capote) e a meter-lhe um pau por baixo da perna. Não teve a sorte do seu lado nesse momento, pois quando vinha a cair tive a sensação que ia cair dentro da cara, mas o toiro assim não o quis e sacou-se ao forcado. Na segunda tenatativa o Pedro fez tudo bem (como na primeira) e voltou a não ter sorte, pois o toiro afocinhou, tirando assim algum brilho à pega.

O segundo toiro foi pegado e bem, pelo Rui Godinho que cada vez mais é já um valor e não uma promessa. Os mais novos que metam os olhos nele pois o Rui tem tudo o que é preciso para se ser Forcado no Grupo da Vila, sempre no seu sítio e a pouco e pouco, quase sem se dar por ele, vai-se afirmando e a dar dores de cabeça ao Ricardo. Neste caso boas dores de cabeça.

Para o Terceiro foi um forcado da terra, Flávio Henriques “Moguelas”. Teve muito calmo no cite, bonito e com decisão a fechar-se.

Para o ultimo, um pouco mais sério foi o Rui Graça. Faltou mandar um pouco mais. Mas no que lhe faltou a mandar teve em demasia a “agarrar-se” e efectuou a pega com mais emoção.
 
Nos ajudas, queria destacar o Ivo que na ausência do seu “mentor” Bruno Tavares e na infelicidade do “Manu” que voltou a magoar-se logo no primeiro toiro, deu as restantes três primeiras ajudas. Na primeira actuação, ao segundo toiro, foi um pouco precipitado, talvez pela vontade excessiva de querer ajudar e subiu muito tirando algum brilho à pega, mas é preferível assim do que estar calmo a dar vantagens e depois passar-lhe ao lado. Na segunda e terceira actuação, depois de ter conversado nas tábuas com o Ricardo e o “Manu” já corrigiu essa precipitação e esteve bem. Também outro novo valor a despontar e quem quiser vir a ser forcado no Grupo da Vila terá de pôr os olhos neste exemplo.

O jantar foi em casa dos nossos amigos do Sobral que nos voltaram a receber depois da corrida de Torres Vedras. O nosso Muito Obrigado a estes nossos amigos que foram 5 estrelas.

Dia 30 parece que temos o Curro da Década em Salvaterra! Com o grupo a ajudar assim até me apetecia pedir já um mas isso vai contra os meus princípios, não pretendo de maneira alguma influenciar as decisões do nosso cabo.

Grande Abraço do vosso amigo.

Bruno Casquinha

Galeria: Sobral de Monte Agraço, 16 de Julho

Partilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn