3ª Feira de emoção na Palha Blanco


Vila Franca de Xira, Praça de Toiros Palha Blanco, dia 6 de Outubro de 2009 (Terça-Feira Nocturna) Noite da passagem de testemunho do cabo Vasco Dotti e da consequente tomada de posse pelo forcado Ricardo Castelo.

A lotação da praça esteve pela metade devido ao dia escuro e chuvoso que, com certeza, adiou a ida de mais espectadores a esta promissora e importante corrida. Fardaram-se antigos, actuais e juvenis do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, estiveram fardados cerca de 50 forcados de várias gerações, que representaram a história, a realidade e a esperança do Grupo de Forcados da Vila.

Os toiros da Ganadaria Fernando Palha, pela sua história, prometiam lides com emoção e pegas até às tábuas. Mas na realidade os toiros saíram um pouco aquém das expectativas, irregulares no comportamento e na relação cara, peso e poder. O Grupo pegou os 6 toiros à 1ª tentativa, foi o exemplo simbólico do legado que o Vasco quis entregar, nessa noite, ao Grupo e ao seu novo cabo. Os cavaleiros foram António Ribeiro Teles, Luís Rouxinol e Leonardo Hernândez.

Para pegar o 1º toiro da corrida com 515kg, entrou em praça um ilustre grupo de elite histórica: cabo Vasco Dotti, Manucho, Bacalhau, Sevilha, Carlos, Calado, João Batista e Rui Gomes.

Na sua última pega, como cabo, o Vasco brindou ao Grupo, à família e ao Pitó.

Após o seu cite típico a chamar a atenção do toiro, carregou a mandar, recuou e reuniu bem. Na viagem vinha bem fechado, bem ajudado de lado pelo Manucho, que acabou por cair na viagem quando o toiro fugiu para a direita do grupo, onde estava, no sítio certo, o Rui Gomes a abafar a investida, o grupo recuperou bem, procurou os ‘paus’ e consumou a pega. Uma pega vistosa e muito merecida, representativa das virtudes do Vasco como Forcado, confiança, vontade e eficácia. Voltas muito merecidas e emocionantes do Vasco à praça, sozinho e com os seus filhos.

Para pegar o 2º toiro da corrida com 470kg, entrou em praça o seguinte grupo: Patusco, Manú, André, Salsa, Calo, Surf, Petróleo e Falé. O toiro era distraído e o Patusco demorou-se a mostrar ao toiro, carregou na altura certa, recuou mas a reunião foi difícil. Na viagem compôs-se e fechou-se bem de braços, o grupo muito coeso e rápido a reagir não deram hipóteses ao toiro. 

Para pegar o 3º toiro da corrida com 480kg, entrou em praça o seguinte grupo: Pedro Castelo, Tavares, Agria, Cagaréu, Carlos, Salsa, Petróleo e Suspiro. Citou, carregou e recuou como deve de ser, reunião sem dificuldades e bem ajudado pelo grupo. Pega bem executada o toiro não complicou, até pareceu fácil!

Para pegar o 4º toiro da corrida com 495kg, entrou em praça o seguinte grupo: Russo, Suspiro, Salsa, Cagaréu, Carlos, Bazuca, Petróleo e Falé. Precipitado no cite e a carregar, viu-se obrigado a desmanchar a 1ª tentativa. Corrigiu o cite e carregou forte no aviso do bandarilheiro ao toiro, aguentou, recuo e reuniu com vontade. As ajudas muito coesas, com rapidez e decisão finalizaram a pega.

Para pegar o 5º toiro da corrida com 490kg, entrou em praça o seguinte grupo: cabo Ricardo Castelo, Tavares, Cagaréu, André, Carlos, Bazuca, Petróleo e Falé. Cite correcto, foi obrigado a chegar próximo do toiro, carregou no aviso do bandarilheiro ao toiro, recuou o suficiente e reuniu com técnica. Bem ajudado pelos 2ªs (Cagaréu e André) que com decisão ajudaram na altura certa quando o toiro se preparava para parar e defender-se.

Para pegar o 6º toiro da corrida com 505kg, entrou em praça o seguinte grupo: Casquinha, Manú, Cagaréu, André, Carlos, Bazuca, Suspiro e Falé. Toiro muito manso que não investia e por vezes até fugia, obrigou o Casquinha a ir, com vontade, a terrenos difíceis. Depois de várias tentativas em sítios diferentes, o toiro foi finalmente pegado a sesgo. O grupo não facilitou, o Casquinha fechou-se como tinha de ser, o Manú carregou e ajudou o forcado da cara a aguentar a 1ª mangada, os restantes ajudas apareceram de imediato, de forma organizada,  a ajudar e a procurar os ‘paus’ do toiro. Bem resolvido pelo grupo.

A noite dos cavaleiros não foi memorável, destaco no entanto as agradáveis lides do 3º toiro pelo Leonardo Hernândez e a do 4º toiro pelo António Ribeiro Teles.

Para finalizar deixo um abraço de parabéns ao Vasco, pelo exemplo de Forcado que sempre será, pelo seu trabalho dedicado e devoção ao Grupo e tradições da Vila. Ao Ricardo desejo vontade, sorte e glória!

Um abraço a todos,

Francisco Cordoeiro “Tixa”

Partilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn