Pesquisa


Festejos contidos no aniversário da Palha Blanco

No dia 30 de setembro de 2018, vésperas da tradicional Feira de Outubro, a Palha Blanco comemorou o seu 117º aniversário com uma corrida mista que incluiu no seu cartel o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, repartindo as 4 pegas da tarde com o Grupo de Forcados Amadores de Santarém, frente a toiros com ferro David Ribeiro Telles.

Uma tarde acalorada e um cartel digno, não foram motivos suficientes para encher mais que uma meia casa fraca da Palha Blanco. 
 
 
 
 

O 2º toiro da tarde que serviu para a intervenção inicial do Grupo de Vila Franca, saiu anunciado com 585Kg, era um toiro pronunciadamente bisco, sem cara, por vezes a perder as mãos, veio de mais a menos durante a lide equestre e no geral passou pela arena sem qualquer destaque relevante no que toca a comportamento. Para a cara deste toiro, foi escolhido o forcado Pedro Silva. Contrariamente a todas as anteriores intervenções efetuadas esta temporada, muito seguras e consistentes, não confirmou estes bons modos na totalidade. Houve imperfeições a consentir nas 2 tentativas iniciais, sendo que na primeira ainda chegou à porta dos ajudas algo descomposto desde a reunião e não resistiu ao derrote para baixo já a fazer vento nas mãos do primeiro ajuda e na 2ª foi enviado para as costas do oponente numa reunião bruta. Na 3ª tentativa, o Grupo encurtou distâncias, o Pedro teve uma ajuda assertiva do Francisco Calçada e entrada eficaz dos restantes ajudas. Assim se concretizou uma pega de "trago amargo".
 
 

O 6º toiro da tarde saiu à praça anunciado com 580 Kg e deixou muito a desejar em vários aspetos, desde a falta de poder e um ar "avacado" com uma muito fraca presença, não deixando saudades na Palha Blanco. Mas estes toiros também têm que ser pegados com a mesma dignidade e vontade que outro qualquer toiro e o David Moreira "Canário" saltou para a cara com essa intenção. Esteve correto no cite, a recuar e a receber um derrote para o lado que não foi suficiente para o descompor e foi assim que entrou grupo dentro, tendo este correspondido eficazmente e acabado por consumar uma ultima boa ultima pega nesta tarde de aniversário da Palha Blanco.

Paulo Paulino "Bacalhau"








Agenda completa